Páginas

Postagens populares

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Barrinha de cereal

Já devem ter reparado desde um tempo que as prateleiras dos supermecados se encheram com um produto que á primeira vista poderia revolucionar as comidinhas , lanches, perdas de peso, etc.... ora pois..... estou falando das barras de cereais!
Jogar uma barrinha de cereais na bolsa e sair correndo para o trabalho ou para a escola é um hábito hoje em dia super comum, não?
Só no Brasil são produzidas mais de 380 milhões de barrinhas de cereais por ano, o que representa cerca de 2 barrinhas por habitante. Elas prometem matar a fome e alimentar de forma prática e rápida.
Mas será que podem ser consumidas livremente? Será que são nutritivas a ponto de substituírem uma refeição?
Em primeiro lugar é importante ressaltar grande qualidade desse alimento que é a praticidade, outros pontos positivos da barra de cereais é o fato de possuir fibras e que é necessário mastigar muito, o que sacia a sensação de fome além de suprir a vontade, principalmente das mulheres, de comer um docinho no meio do dia.
É preciso ter cuidado, assim como qualquer outra fonte de energia, a barra de cereais tem que ser consumida com moderação e jamais ser usada para substituir refeições.
Existe propaganda enganosa de pacotes de dietas que prometem perder peso por meio da ingestão apenas de barrinhas salgadas e doces.
Assim como as frutas, iogurte ou, ainda, um pedaço de queijo branco, a barra de cereais é indicada para os lanchinhos como uma forma de variar na dieta.
O recomendado é consumir, no máximo, duas barras por dia, os nutrientes das barras não suprem a quantidade de vitaminas que as pessoas precisam consumir diariamente.
De modo geral, elas são produtos energéticos, apropriados para o consumo anterior a atividade física, ou então rica em fibras, contribuindo para a regularização do trânsito intestinal. A dica é sempre analisar o rótulo (tabela de composição nutricional e lista de ingredientes)

Os tipos e suas funções:
Barrinha com fibra – deve ser consumida entre as refeições;
Barra energética – ideal para antes dos exercícios;
Barra com proteínas vegetais – ideal para consumir após a malhação;
Barra light – O que seria em ótima para controlar o peso, pois têm menos calorias. Só não podemos esquecer que a diferença entre o light e o normal é de cerca de 30 calorias, ou seja muito pouco e desnecessário para quem tem um hábito alimentar controlado.

Nenhum comentário: