Páginas

Postagens populares

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

ORIGEM E DIFERENÇAS DOS CHÁS BRANCO, VERDE, VERMELHO

S ão produzidos a partir da planta Camellia sinensis. Porém, o branco é coletado antes das flores se abrirem, quando há brotos cobertos por finos pêlos prateados que lhe dão uma cor clara verde-acinzentada. Esses brotos e as folhas da planta são cozidos ao vapor e submetidos à secagem. Ao contrário do verde e do preto, o chá branco não passa pela fermentação.
Após a infusão, possui cor amarelo-avermelhado e sabor adocicado, porém sem gosto de capim.
Os principais países produtores são China, Japão e Índia.

CHÁ BRANCO...
ainda pouco conhecido no Brasil, ele é ainda mais poderoso que o chá verde. Por ser menos processado, suas propriedades ficam mais concentradas e isso acelera os benefícios, como a queima de gordura do corpo.
Entre todos os chás, o branco é o que apresenta maior concentração de polifenóis, entre outros antioxidantes. Essas substâncias ajudam a neutralizar os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular.
Assim como o chá verde, o branco acelera o metabolismo e ajuda a eliminar a gordura corporal. Porém, ainda não se comprovou o quanto exatamente o chá branco é mais eficiente do que o verde para emagrecer. Pesquisas indicam que a versão verde aumenta a queima de calorias em cerca de 4%.
Os responsáveis, mais uma vez, são os antioxidantes presentes na Camellia sinensis (a planta que dá origem aos chás verde, branco e preto) e também à cafeína, entre outros compostos.
Substâncias encontradas na Camellia sinensis ajudam a prevenir cáries, têm ação antiinflamatória e antigripal, ativam o sistema imunológico e regeneram a pele. O chá branco pode atuar na diminuição das taxas de LDL (o colesterol ruim que bloqueia as artérias), evitando problemas cardíacos, como aterosclerose e infarto.
Estudos feitos com ratos pelo Instituto Linus Pauling de Ciências e Medicina, da Califórnia, nos Estados Unidos, comprovaram a eficiência do chá branco em inibir mutações genéticas que podem originar o câncer.
Contém manganês, potássio, ácido fólico e vitaminas C, K, B1 e B2. Rico em substâncias antioxidantes.

CHÁ VERDE...
é a variedade menos oxidada e, por isso, conserva intactas todas as suas propriedades saudáveis, em particular, uma maior quantidade de catequinas (fitonutrientes da família dos polifenóis, com uma forte ação antioxidante).
Ajuda a emagrecer e, de acordo com estudos asiáticos recentes, está associado à redução da gordura abdominal; ajuda a prevenir o cancro graças a uma enzima que evita que as células se tornem tumorais; Estimula o metabolismo; Ajuda a controlar o Colesterol e limita o risco de enfarte.; previne o aparecimento de cáries pelo seu conteúdo em flúor.

CHÁ VERMELHO ...
também é conhecido como: o devorador de gorduras. É uma variedade de chá verde que adquire determinadas características após ser fermentado. O processo de maturação demora cerca de 60 anos.
Como benefícios
· Acelera o metabolismo do fígado;
· Favorece a redução do colesterol;
· Depurativo;
· Desintoxicante, usado em tratamentos adelgaçantes e de beleza;
· Antidepressivo;
· Facilita a digestão.
Mas existem algumas contra indicações, as Gestantes, pessoas com gastrite e com arritmia cardíaca não devem consumi-lo.
Como Dica de utilização. O ideal é tomar, no mínimo, quatro xícaras ao longo do dia. Evite o chá à noite. Por ser rico em cafeína, pode atrapalhar o sono.
Atenção: Não confunda o chá vermelho, também conhecido como Pu-erh, co o chá vermelho da África do Sul, extraído de uma planta de família das leguminosas.
É encontrado em lojas de produtos naturais.

Nenhum comentário: