Páginas

Postagens populares

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

FRUTAS E SUAS VARIAÇÕES

Atender a recomendação diária de frutas nem sempre é tarefa prática ou facil. Elas precisem estar presentes no cardápio todos os dias, representadas por três a cinco porções, atingir este consumo é fundamental para que o organismo obtenha fibras, água, vitaminas e minerais suficientes para manter as suas funções diárias.
Cada fruta se destaca por um tipo de vitamina ou mineral, e tem variações na quantidade de água por isso a variedade também é importante.
Para atingir as recomendações diárias e garantir todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do seu organismo, vale misturar as frutas in natura com alimentos que contam com a participação delas. Sucos naturais, geléias, frutas secas e até mesmo sorvetes são maneiras diferentes de consumir as porções diárias, variando no sabor. No entanto, algumas regras devem ser seguidas para que a equivalência seja eficaz. Os sucos, por exemplo, precisam ser naturais e não podem ser coados, pois quando passados pela peneira, diversos benefícios das frutas, como as fibras necessárias para o funcionamento do intestino e para a manutenção da glicose e do colesterol, são perdidos. É importante lembrar se optar por sucos naturais, a ingestão deve ser feita logo depois do preparo, pois as vitaminas hidrossolúveis, como a vitamina C, por exemplo, são facilmente perdidas. Por isso, quanto menor for o intervalo entre a preparação e o consumo, melhor o seu aproveitamento.
Os sorvetes também devem ser obtidos das próprias frutas para que as vantagens se aproximem das frutas in natura, mas não podemos esquecer a presença de açúcar e gordura na composição deles.
No caso das geléias, procure as sem açúcar, mas certifique-se também que elas não sejam repletas de adoçantes. Eles fazem com que o produto perca a característica natural. Escolha geléias que sejam doces apenas pelo sabor da fruta, neste caso podem ser consumidas todos os dias, na quantidade de uma colher de sopa. Mas a geléia não deve substituir todas as porções de frutas do dia. Pode ser trocada apenas uma vez, pois apresenta uma grande perda de nutrientes no preparo. Mesmo assim, o doce vale como opção para dar sabor a alimentos como bolachas, pães e torradas.
No que refere as frutas secas é que elas não apresentam a mesma variedade das versões in natura. Fiquem atentos para os excessos, eles são mais facilmente cometidos quando a quantidade de água dos alimentos é reduzida. Além disso, apesar de práticas e ótimas para os lanches intermediários, as frutas secas apresentam mais calorias que suas versões naturais.

Nenhum comentário: