Páginas

Postagens populares

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

FIBRAS

As fibras dietéticas, são formadas por um conjunto de substâncias, como a pectina, celulose, hemicelulose, gomas, mucilagens, etc. Encontram-se exclusivamente e unicamente nos alimentos de origem vegetal. Como tal, a carne e derivados, peixe, ovos e lacticínios não possuem qualquer indício de fibra. São as fibras que dão origem à produção de gases, quando digeridas pelas bactérias existentes no cólon, contudo indigiríveis no intestino delgado.
Existem dois tipos de fibra, as fibras insolúveis e fibras solúveis em água.
· No primeiro grupo encontram-se, sobretudo os farelos dos cereais, sendo formada por celulose, hemicelulose, e por vezes lignina. É a lignina que confere às fibras uma consistência rígida e firme.
· No segundo grupo, das fibras solúveis em água, os alimentos mais comuns são o farelo de aveia e sementes, tais como sementes de linho e também as frutas. Este segundo grupo de fibras é formado por substâncias viscosas, como a goma, mucilagens e pectina.
As fibras são um paradoxo porque não alimentam, mas são essenciais à saúde. Elas previnem doenças graves e até podem ajudar no emagrecimento. Dietas com quantidades suficientes de fibras regularizam o funcionamento do intestino e evitam prisão de ventre. Entretanto, o consumo exagerado de fibras pode dificultar a absorção de alguns minerais.
Alimentos ricos em fibras são frutas, vegetais, pão integral, nozes, legumes, cereais integrais e farelos são fontes de fibras.
A dieta ocidental tem sido pobre em fibras, em conseqüência da produção em massa de alimentos refinados associada ao consumo crescente de carne vermelha. Isto causou a disseminação de algumas das chamadas "doenças da civilização", como a constipação intestinal, a diverticulose e a diverticulite, as hemorróidas, os problemas cardiovasculares e o câncer de cólon.

Nenhum comentário: