Páginas

Postagens populares

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

"Comer fora". Que escolha?!

COMO CONHECER O TIPO DE REFEIÇÃO QUE NOS ESTÁ SENDO SERVIDA QUANDO COMEMOS FORA?

Em férias ou em trabalho, o hábito de comer fora de casa, passsou a ser para quase todos uma realidade, deveremos entao ter consciencia desse ato.
Qual a finalidade dos serviços de alimentação?
Não é simplesmente oferecer uma comida gostosa, mas também uma comida segura do ponto de vista higiênico-sanitário, ou seja, evitar doenças provocadas pelo consumo de alimentos quando micróbios prejudiciais à saúde, parasitas ou substâncias tóxicas estão presentes no alimento, para que, dessa forma, a refeição servida propicie saúde para quem se alimenta.
As refeições que nos são servidas podem ser classificadas de três formas:
boa, aparentemente boa ou má.
A refeição boa é aquela que proporciona saúde, força e disposição,deve fornecer nutrientes necessários para a nutrição do organismo e deve estar livre de contaminação.
A refeição aparentemente boa é aquela refeição cuja aparência, aroma e sabor parecem bons, mas CUIDADO ela está contaminada e você não sabe! Esta refeição proporcionará mau estar, indisposição e doença, podendo até mesmo causar a morte do indivíduo.
A refeição má é aquela cuja aparência, aroma e sabor mostram que ela está estragada e imprópria ao consumo; geralmente a pessoa percebe e não chega a comê-la. Seus efeitos para a saúde do homem são tão prejudiciais quanto os efeitos da refeição aparentemente boa.

Sendo assim, podem dizer, a refeição aparentemente boa torna-se a mais perigosa!!! Sem dúvida, ela aparentemente, está perfeita mas no entanto, apresenta-se de alguma forma em más condições de utilização. Na prática e a "olho nú" não temos como identificá-la. Entao como podemos ter pistas sobre se aquela refeição é confiável ou não?
Existem alguns itens que podem ser facilmente observáveis ao se comer fora de casa, que são:
* Higiene do Local
* Higiene dos Utensílios (talheres, copos, etc)
* Fardamento dos funcionários e higiene pessoal
* Observar termômetros presentes nos balcões de distribuição da comida nos self-services:
Balcão de Saladas (12°C)
Balcão Quente (65°C)
*Distribuição da comida
Esses são alguns itens práticos, cuja observação deve fazer parte dos hábitos de todos para que façam valer seus direitos de consumidores perante os serviços de alimentação, os quais devem garantir a saúde de sua clientela, servindo-lhe comida de boa qualidade.

Nenhum comentário: