Páginas

Postagens populares

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Que pãozinho levar para casa?

Ora pois... depois do que vos falei nas duas materias anteriores como conclusão se coloca a questão pertinente ... mas afinal qual o pãozinho para levar para casa?
Ora bem, os pães são fontes práticas, baratas e saudáveis de carboidratos para as nossas refeições, principalmente para o café da manhã e lanches. Como todo alimento, o pão pode se tornar nocivo quando consumido de maneira abusiva, pois tem considerável valor calórico, seja ele integral ou de farinha branca. Se observarmos seu valor calórico, o pão francês (50g) com suas 150 calorias, não apresenta muita diferença em relação ao seu equivalente integral, com suas 140 calorias em duas fatias (50g). A vantagem entre os dois são a inclusão das fibras, favorecendo os pães integrais.
As versões light dos pães integrais foram questionadas em pesquisa recente realizada pelo Inmetro e veiculada pela mídia televisiva. O órgão fiscalizador constatou que as versões light possuem fatias menores e com menor teor de carboidrato, o que pode não garantir a saciedade conferida pelas versões integrais normais, favorecendo o consumo de porções maiores. Assim, estes pães não cumprem sua função de alimento light, são mais caros e não apresentam vantagens em relação às versões integrais normais.
Desta forma, não há fundamento para abolir o consumo dos carboidratos e muito menos dos pães.
Importante lembrar que quando abolimos esse nutriente, seguimos uma dieta desequilibrada, pois abolindo os carboidratos, definitivamente excedemos no consumo de gorduras e proteínas. Além de comprometer a normalidade do metabolismo do nosso organismo, não garantimos a perda de peso.

Nenhum comentário: